quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Também gosto
Gosto mais da Arial, mas penso que esta tem mais uso
Resumo: A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos, utilizado ao redor do mundo — devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto...
No dia 3 de Outubro de 1932 saiu a primeira edição do prestigiado jornal britânico The Times com uma tipografia proposta e aperfeiçoada pelo jovem perito tipógrafo Stanley Morison (1889-1967).
O desenhador de tipos que teve o verdadeiro trabalho de adaptação da letra histórica que tinha servido de padrão, Victor Lardent, ficou na penumbra.
Morison ficou com a fama de ter «inventado» a Times New Roman. Esta versão foi substituir a Times Old Face, então em uso.
A Times foi a fonte que Stanley Morison realizou na Monotype Corporation, por encomenda da Editora Times; recebeu portanto a designação de Monotype Times New Roman. A fonte terá sido inspirada nos mostruários de tipos do Museu Plantin.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Estou muito contente
O asfalto da A16 efectivamente mudou a minha vida, tal como esperava. Hoje fui para o trabalho às 7h32 e cheguei lá às 8h16, pelo meio fiz uma paragem, para que a minha filha fica-se em casa dos avós. Até hoje e em dias de trânsito normal (sem sobressaltos de maior) levava 1h15m. São aproximadamente 30 min/dia x 22 dia/mês x 11 mês/ano = 7260 min/ano = 121 horas/ano = 5 dias e 1 hora/ano. Estes a somar aos 3 dias e 3 horas, que já tinha ganho com a abertura do primeiro troço, perfazem 8 dias e 4 horas. É muito bom!
Acho que a auto-estrada foi feita de propósito para mim e para as minhas mulher e filha.
Estou muito contente, quase eufórico.
Uma sugestão de melhoria é a correcção (salvo melhor opinião) da distância a que fica Lisboa. Em Alcabideche uma placa diz que são 23 km e no Telhal/Meleças uma outra placa diz que são 22. O problema é que a distância entre placas é maior do que 10 km.
Mais acrescento um comentário relativo aos que rabiscaram as placas de protecção sonora e painéis electrónicos, com "grafitis", antes de a auto-estrada estar em pleno funcionamento. Não me chocava que fossem passar um fim-de-semana ao estabelecimento prisional do Linhó (perto da A16), pintando com pincel, trincha e rolo alguns dos edifícios que necessitassem de melhoras.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Estou contente
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Adio, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye ...
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Parfum 2
Embora eu também tenha cuidado com a minha aparência, e tenho a percepção que a maioria dos homens não é diferente de mim, as mulheres têm um cuidado exponencialmente maior, aliado a alguma (muita) dose de vaidade, o que não entendo ser negativo.
Ontem pela primeira vez, ofereci à minha filha (que tem 2 anos e meio), um perfume. A alegria e felicidade que percebi provocar com a oferta, foi algo que com brinquedo nenhum tinha conseguido observar. Mais, esta manhã quando acordou pediu-me para cheirar o pescoço.
À minha mulher também ontem fiz uma oferta, um electrodoméstico. A reacção foi bastante diferente. Esta manhã não me pediu para cheirar o pescoço. Terei cometido um erro?
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Parfum 1
Ontem, os colegas de viagem, que me calharam em sorte ficar mais próximos (quer na ida, quer na volta) não me causaram qualquer problema (aliás, justiça seja feita, o aroma foi sempre agradável). O que eu não sei, nem vou saber, é se da minha parte algum odor menos aprazível perturbou o olfacto dos mesmos (esta dúvida só para a viagem de regresso, porque de manhã empestei o dito transporte com o mix de after shave, desodorizante e água-de-colónia e que bem eu cheirava).
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Trabalho
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Parabéns
É quase certo que se lhe irá cantar "os parabéns", tendo a referida pessoa, por quem eu dou a minha vida, que, no final da cantoria, apagar umas quantas dezenas e mais um pouco de velas ou apenas duas (acompanhada por uma salva de palmas).
Nas celebrações de aniversário actuais, quando do cantar da referida canção, existe o hábito de acelerar a melodia, aproximadamente a meio, acompanhando o aumento de velocidade com palmas. Eu não sei se é mais ou menos bonito e/ou agradável para quem ouve, mas constato que é diferente do que há vinte cinco anos se cantava (não existiam diferenças de ritmo nem palmas a meio).
Alguns dias atrás, na rádio, também ouvi uma alusão à referida canção, interpretada pelo Sr. António Sala, em que para além de ter o ritmo a que eu estava habituado tem uma letra mais extensa.
Parabéns pessoa, por quem eu dou a minha vida.
Para os restantes, eventuais, leitores deste registo deixo "uma canção amiga":
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Falhanço
Ninguém teve a ideia nem passou noites sem dormir para o inventar.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Civilizados
Seguiram-se os graffiti, todos "muito à frente" e bonitos (viadutos, placas de protecção sonora, sinais de transito e um comboio que circulava paralelo à estrada). Para além da beleza, lembro que a tinta utilizada poderá ainda servir como antioxidante para algumas das superfícies em que foi aplicada. A observação desta manifestação de arte trouxe, da minha memória, a lembrança de ver noticiado em telejornais, acções de promoção cultural, por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia,..., onde se promove a arte do graffiti. Nem só de pão vive o homem e à que investir bem o dinheiro!
Exemplos: Exemplo 1 e Exemplo 2
No referido trajecto tive de conduzir um pouco mais devagar do que o habitual, a dada altura, o que me permitiu observar também um risco, desde o guarda-lamas de uma roda dianteira até à óptica traseira, em um carro que circulava na faixa do lado. Pareceu-me bem, o veículo que por acaso tinha mais cilindrada que aquele em que viajei, ficou mais informal e apetecível (à oxidação).
Também tive o prazer de constatar que a parte baixa de sinais de trânsito (com indicação de trajecto), não estava presente. Se não estava lá é porque não fazia falta.
Perto da fábrica onde trabalho, fixado com duas abraçadeiras a um poste de iluminação, estava um caixote de lixo/papeis sem fundo e amolgado. Desta forma pode ser introduzido maior quantidade de resíduos sem que o recipiente encha.
Também vi, mas só agora me lembrei, um sinal de trânsito chumbado (com tiro de caçadeira, na localidade Zambujeiro).
Concordo com o candidato Vieira. Gostava de ver Portugal alcatifado.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Melhoras
Orgulho
terça-feira, 14 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Rácio Penas / Penugem em um edrodon
Quando da intenção de compra de um edrodon de penas, salvo melhor opinião, o mais importante é perceber a quantidade (% ou rácio) de penugem e em sendo possível de que espécie de ave e idade. Sendo melhores os edrodons que tiverem uma maior percentagem de penugem vs a percentagem de penas (por regra o preço acompanha a melhor qualidade).
"A penugem dos edredons é na verdade um agrupamento de filamentos encontrado em baixo das penas de pássaros aquáticos como os patos e gansos. Essa penugem inferior aprisiona o calor próximo a pele do pássaro, mantendo o animal quente mesmo em águas bem geladas. Como essa penugem é um isolador de temperatura muito eficiente, ele é um enchimento muito bom para os edredons. Além disso, essa penugem é um tipo de enchimento leve, fazendo com que um edredom de penugem seja um óptimo cobertor leve para os climas quentes também.
Existem tipos diferentes de penugem que estão disponíveis, cada uma com propriedades singulares de isolação térmica. A penugem do pato é normalmente a mais acessível em termos de preço, mas a de ganso tende a isolar com mais eficiência. A penugem do pato tem um odor mais forte do que a do ganso. A penugem de gansos maduros produz um cobertor que é mais quente do que um feito com a penugem de pássaros novos. O tipo de penugem mais luxuoso disponível é o que vem do ganso branco. A penugem do ganso branco é a melhor para cobertores leves porque é bastante macia e quente sem ser pesada. Existe um tipo especial de penugem criada para pessoas alérgicas (em inglês Hypodown). Esse consiste de uma combinação entre a penugem tradicional e fibras encontradas nas plantas do género botânico Asclepias."
Fontes:
Artigos Informativos (sitio do Brasil)
IKEA
Pato Rico
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Inspiração - Ideias
a) A marca de fechos de correr "Polilon" ainda existe?
b) A altura/época em que parte dos homens deixou de usar slips e meia branca (com raquetes cruzadas) e passou a vestir boxers e meia escura (eu fui um dos que participou na mudança).
c) O rácio (registado na embalagem) de Penas / Penugem em um edredon.
d) Os Peste & Sida vão actuar em Cabanas de Tavira, no dia em que de lá me venho embora.
Nenhuma me agradou. Mas como há muito tempo não escrevia, e tinha vontade de o fazer, este foi o registo possível.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Injustiça
A injustiça é algo que me assombra e atemoriza.
Registo um exemplo, no festival alternativo da canção de este ano, como é que a canção n.º 6 "Lisboa" de Tocha Pestana não venceu. Das duas uma ou o júri dormiu ou existiu algum cambalacho.
Fonte: speaky tv
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Quem nunca comeu
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Bom negócio
Fonte: Sitio do Homes&Land
terça-feira, 21 de abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Special One
Carlos Carrapiço
O Busto
Zé Chunga (o primeiro e o segundo)
Emigrante em Berlim
Alien
e Vitor Peter (I, II e III)
terça-feira, 14 de abril de 2009
Errar
Nos dias de hoje, costumo ouvir e utilizar termos ingleses: outdoor, budget, stress, e-mail,...
Sempre afirmei, relativamente à prática acima referida, estar a usar anglicanismos. Mas hoje, depois de pesquisar um pouco na web, em dois sites, entendo que o fazia com erro. Ao dizer "eu estou a usar anglicanismos", estou a transmitir a mensagem de estar a usar uma religião (no plural), subvencionada pelo Estado, em Inglaterra.
Fontes: Dicionário Priberam e Wikipedia
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Configuração
Desde criança que quando entro em um café, procuro publicidade relativa às festas da terra e arredores. Os cartazes, têm por regra a mesma configuração, o que facilita. Com rapidez identifico que de uma Festa Popular se trata, fico a saber em que local acontecerá, conheço o programa, observo imagens de alguns dos artistas e do padroeiro ou padroeira e vejo a publicidade dos estabelecimentos locais, que contribuem para que as festividades aconteçam.
Páscoa
Tanto rezou a Santa Catarina, que lhe surgiram dois pretendentes ao mesmo tempo: um lavrador pobre e um fidalgo rico. A única coisa que era comum aos dois era a sua beleza e juventude.
Indecisa quanto à escolha a tomar, a jovem pediu novamente ajuda a Santa Catarina.
Ambos os jovens pretendentes a pressionavam a escolher, tendo mesmo o jovem lavrador marcado o Dia de Ramos como data limite para a resposta.
Ainda segundo a lenda, no Dia de Ramos, os dois jovens pretendentes envolveram-se numa luta de morte e, Mariana acabou por se decidir pelo lavrador Amaro.
Contudo Mariana vivia preocupada e receosa porque constava que o fidalgo iria aparecer no dia de casamento para matar o seu Amaro.
Mais uma vez recorre a Santa Catarina, e ao que parece, a santa sorriu-lhe enquanto Mariana rezava.
Mais tranquila e agradecida, Mariana ofereceu flores à sua santa. Quando chegou a casa tinha em cima da mesa um bolo com ovos inteiros e as flores que tinha oferecido à santa, ao lado.
Aflita, Mariana dirigiu-se a casa de Amaro para lhe contar o sucedido, mas a este também tinha acontecido o mesmo.
Ambos pensaram que tinha sido obra do fidalgo e quando o procuraram para agradecer, constataram que a ele também tinham oferecido o mesmo.
É por isso que este bolo chamado folar se tornou numa tradição que é entendida como a celebração da reconciliação e da amizade.
Por isso no Domingo de Ramos os afilhados oferecem aos padrinhos um ramo de flores e recebem o folar no Dia de Páscoa.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Arremedar
quinta-feira, 5 de março de 2009
Há piores
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Nas costas dos outros vejo eu as minhas?
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Será das novelas
Percebo que canhoto é um termo utilizado no Brasil para identificar a parte do bilhete que, no caso do episódio do espectáculo, será a que me foi devolvida (quanto muito).
Fontes:
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
http://oclubedoscongelados.blogspot.com/2009/01/ontem-tive-reunio-de-condomnio-das.html
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Somos dessenrascados (está no sangue)
Em 2004 Portugal "acolheu" a organização do Campeonato Europeu de Futebol. Desta, à parte dos benefícios e malefícios, que deixou, recordo com saudade o mês em que se disputou, como uma das épocas mais alegres que o país viveu. Entre outras recordações, uma ficou marcada na minha mémória, o jogo Portugal vs Inglaterra, em que um guarda-redes "polivalente", resolveu o desfecho da partida.
Pois em 2009 (Fevereiro) decorrerá o Campeonato Europeu de Futebol de Padres - Champions Clerum, que religiosidades à parte, creio será disputado por bons atletas (seguramente boas pessoas) e que merece registo.
Também no Europeu de 2009 acontecerá algo de semelhante, ao que aconteceu em 2004, em entrevista à rádio TSF:
"Padre Marco Paulo Gil está disposto a jogar em qualquer posição, mas confessa que a baliza não é a sua posição forte".
Boa sorte Portugal.
Fontes de informação:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1131336
http://www.record.pt/noticia.aspx?id=e72f407d-3c67-4868-ba90-3a1ef43c92c2&idCanal=00000277-0000-0000-0000-000000000277
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=642180&div_id=1679
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Manipulação!?
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Também sou fã
Embora Graciano Saga seja imediatamente reconhecido pelo sucesso obtido, com a sua interpretação em “Vem devagar emigrante”, registo nesta página uma outra música, menos conhecida do público, mas onde igualmente este teve um extraordinário desempenho.
Esta poderá ser ouvida através da hiperligação:
http://darkbuda.org/pimba/musica/graciano_saga-gosto_das_peludas.mp3
Fonte: http://www.portalpimba.com
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
A importância da "origem"
Os insectos deslocam-se livremente pela sala. Nas outras divisões, da casa, circulam ordenadas até uma casa de banho.
Passadas horas, de cada "acção de combate", as formigas voltavam a aparecer.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Descongelar e voltar a congelar um alimento
Deve-se voltar a congelar um alimento que já iniciou a sua descongelação?
De modo a manter todas as características do produto e também o seu período de conservação (ver prazo de validade indicado na embalagem) não se deve voltar a congelar um produto que já iniciou o seu processo de descongelação.
fonte: Congelados Moreira - http://www.congeladosmoreira.com/conselhos.htm#5
Descongelei o produto. Posso voltar a congelar?
Um produto depois de descongelado, deve ser cozinhado de imediato e só depois se pode voltar a congelar.
fonte: Pescanova - http://www.pescanova.pt/Root/Faqs.aspx
Outras dúvidas e respostas, com interesse, da última fonte de informação (Pescanova):
Passou a validade do produto. Posso consumir?
Sim, desde que nunca tenha sido descongelado. No entanto, pode notar a perda da qualidade do produto.
O que são Cefalópodes?
Os Cefalópodes (Cephalopoda, que significa "pés-na-cabeça") são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os Polvos, as Lulas, as Potas e os Chocos.Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral, uma cabeça e olhos bem desenvolvidos e uma boca armada de um bico quitinoso, rodeada por uma coroa de tentáculos. É na boca que existe a um órgão laminar chamado rádula, que reveste uma formação muscular lingual e que se destina especialmente à função de mastigação.São animais extremamente rápidos, tendo desenvolvido um sistema de propulsão na forma de funil (jacto-propulsão), que é uma modificação do pé dos restantes moluscos. A pele contém células pigmentadas, chamadas cromatóforos, que mudam de cor para efeitos de comunicação e de camuflagem, em resultado de acções nervosas directas.A concha está ausente nos polvos, é interna nos chocos, nas potas e lulas e é externa no nautilus e no argonauta. Muitos cefalópodes possuem uma bolsa de tinta, onde se forma um líquido escuro, designado por “ferrado”, que, ao ser lançado, constitui uma nuvem à sua volta e lhes serve de protecção contra os predadores.Conhecem-se cerca de 800 espécies actuais de cefalópodes e duas importantes sub-classes de cefalópodes fósseis, onde se incluem os amonóides, extintos no fim do período Cretáceo, há cerca de 65,5 milhões de anos.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Queijos
Queijo de Serpa - de ovelha curado.
Queijo de Nisa (o que eu comi no sábado) - produzido com leite de ovelha. É um queijo semi-duro.
Queijo Picante da Beira Baixa - com um sabor forte a picante, é feito com leite de ovelha ou de cabra, por vezes até com uma mistura dos dois.
Queijo do Pico - para este queijo é usado leite de vaca.
Queijo Terrincho - é feito com leite de ovelha da raça Churra da Terra Quente. A alimentação natural destas ovelhas permite que no Vale do Douro superior se produza este queijo.
Queijo de Cabra Transmontano - produzido com leite de cabra.
Queijo de Évora - queijo produzido no Alentejo com leite de ovelha. Caracteriza-se por ser um pouco picante e escurecer ao longo do tempo quando em contacto com o ar.
Queijo S. Jorge - fabricado nos Açores (como o Queijo do Pico), mas desta feita, exclusivamente na Ilha de São Jorge, este queijo é feito com leite de vaca e apresenta uma consistência firme.
Queijo Mestiço de Tolosa - o nome provém da mistura de dois tipos de leite.
Queijo Rabaçal - feito com leite de ovelha e cabra.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Fim de semana
"Segunda-feira à tarde" - encontrei 38.400 resultados
"Terça-feira à tarde" - encontrei 43.100 resultados
"Quarta-feira à tarde" - encontrei 70.700 resultados
"Quinta-feira à tarde" - encontrei 67.400 resultados
"Sexta-feira à tarde" - encontrei 63.400 resultados
"Sábado à tarde" - encontrei 358.000 resultados
"Domingo à tarde" - encontrei 349.000 resultados
Ganhou o "Sábado à tarde".
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Dia 7 de Fevereiro vou ver os Xutos & Pontapés em Sintra. É fixe (a ver se dá para conciliar com um travesseiro).Nos dois últimos espectáculos que assisti em Sintra (um de teatro-2006 e outro um concerto-2008) deram-me uma mantinha para tapar as pernas. Tenho a expectativa que desta vez também o façam.