sexta-feira, 10 de julho de 2009

Rácio Penas / Penugem em um edrodon


Após receber, da minha mulher, comentário de agrado pelo tema "rácio de penas/penugem em um edrodon", entendo ser correcto apresentar registo sobre o mesmo.

Quando da intenção de compra de um edrodon de penas, salvo melhor opinião, o mais importante é perceber a quantidade (% ou rácio) de penugem e em sendo possível de que espécie de ave e idade. Sendo melhores os edrodons que tiverem uma maior percentagem de penugem vs a percentagem de penas (por regra o preço acompanha a melhor qualidade).

"A penugem dos edredons é na verdade um agrupamento de filamentos encontrado em baixo das penas de pássaros aquáticos como os patos e gansos. Essa penugem inferior aprisiona o calor próximo a pele do pássaro, mantendo o animal quente mesmo em águas bem geladas. Como essa penugem é um isolador de temperatura muito eficiente, ele é um enchimento muito bom para os edredons. Além disso, essa penugem é um tipo de enchimento leve, fazendo com que um edredom de penugem seja um óptimo cobertor leve para os climas quentes também.

Existem tipos diferentes de penugem que estão disponíveis, cada uma com propriedades singulares de isolação térmica. A penugem do pato é normalmente a mais acessível em termos de preço, mas a de ganso tende a isolar com mais eficiência. A penugem do pato tem um odor mais forte do que a do ganso. A penugem de gansos maduros produz um cobertor que é mais quente do que um feito com a penugem de pássaros novos. O tipo de penugem mais luxuoso disponível é o que vem do ganso branco. A penugem do ganso branco é a melhor para cobertores leves porque é bastante macia e quente sem ser pesada. Existe um tipo especial de penugem criada para pessoas alérgicas (em inglês Hypodown). Esse consiste de uma combinação entre a penugem tradicional e fibras encontradas nas plantas do género botânico Asclepias."

Fontes:
Artigos Informativos (sitio do Brasil)
IKEA
Pato Rico

4 comentários:

Ana disse...

estás de parabéns!!! muito bom mesmo!!! o post mais informatico até hoje:):):)

Nuno disse...

ta bom tá....

Tal como disses-te bela tarde de sexta-feira q o meu amigo teve...

Já cá fazia falta um post "À la Antonino"

Abraço

Anónimo disse...

Carissimo cunhado,

Estou sem palavras... Estou... Como diria... Banzada com o detalhe da informacao encontrada e com a qualidade da investigacao realizada!
O tema, por si, tambem e de extrema relevancia para a sociedade actual, por isso dou te os parabens pela accao de enorme relevancia social que fazes ao publicar este post.
Acresce ainda outro detalhe se gostas de pato no forno ou de arroz de pato, aconselho te um edredon de penas de pato pois poderas dormir com esse aroma nas narinas durante toda a noite. Fala a voz da experiencia!

Pai disse...

Rapaz,creio já te ter dito que considero esta publicação um contributo para um melhor e mais harmonioso desenvolvimento da Humanidade.(e constato que neste artigo é valorizada a idade do animal coisa que não acontece com outras espécies).Parabéns aos patos e aos gansos.