terça-feira, 21 de julho de 2009

Civilizados

Hoje no caminho para a fábrica, onde trabalho, comecei por observar dois cartazes de propaganda politica, aos quais faltava um bom pedaço (rasgão). O politico ficou com um ar porreiro.

Seguiram-se os graffiti, todos "muito à frente" e bonitos (viadutos, placas de protecção sonora, sinais de transito e um comboio que circulava paralelo à estrada). Para além da beleza, lembro que a tinta utilizada poderá ainda servir como antioxidante para algumas das superfícies em que foi aplicada. A observação desta manifestação de arte trouxe, da minha memória, a lembrança de ver noticiado em telejornais, acções de promoção cultural, por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia,..., onde se promove a arte do graffiti. Nem só de pão vive o homem e à que investir bem o dinheiro!

Exemplos: Exemplo 1 e Exemplo 2

No referido trajecto tive de conduzir um pouco mais devagar do que o habitual, a dada altura, o que me permitiu observar também um risco, desde o guarda-lamas de uma roda dianteira até à óptica traseira, em um carro que circulava na faixa do lado. Pareceu-me bem, o veículo que por acaso tinha mais cilindrada que aquele em que viajei, ficou mais informal e apetecível (à oxidação).

Também tive o prazer de constatar que a parte baixa de sinais de trânsito (com indicação de trajecto), não estava presente. Se não estava lá é porque não fazia falta.

Perto da fábrica onde trabalho, fixado com duas abraçadeiras a um poste de iluminação, estava um caixote de lixo/papeis sem fundo e amolgado. Desta forma pode ser introduzido maior quantidade de resíduos sem que o recipiente encha.


Também vi, mas só agora me lembrei, um sinal de trânsito chumbado (com tiro de caçadeira, na localidade Zambujeiro).


Concordo com o candidato Vieira. Gostava de ver Portugal alcatifado.


5 comentários:

Nuno disse...

È pá... realmente..... só tu!

Abraço

Barras disse...

baaah...não percebes a arte do graffiti, está visto...qq dia tenho de te ensinar qq coisa!!!

Vê estes por exemplo:
http://amesadeluz.blogspot.com/2008/05/odeith-illusionist.html
Tem em conta o 3D...repara q estão feitos em cantos e esquinas, e parecem sair de lá!!!

Aprende meu mano, aprende!!! xD

Ana disse...

Sim, sim

Por mais espectaculares que sejam os graffitis, a "liberdade" de os fazer onde lhes apetece é que não está correcto.

Nuno disse...

Ora aqui esta um tema bastante interessante...

Hà realmente graffitis lindissimos, aliás tivemos o prazer de constactar esse facto no shoping da Covilhã, mas fazer um rabisco qq no muro/parede da minha/nossa casa/monumento não é grafitti, é parvoice... é estupidez e devia de ser crime, punivel com trabalho civico (podia ser limpar o tal rabisco com a lingua)

Abraços e bjs

Barras disse...

Mas eu acho que até sei a que graffitis é q ele se refere...lembro-me de passar por um muro cheio deles quando ia com ele para o trabalho...esse mesmo muro tinha alguns bastante porreiros e penso ser aquilo a que se chama uma "wall of fame", isto é, um muro legalizado, onde os melhores graffers que passam pela zona deixam a sua marca...como tal, não estamos a falar de graffiti ilegal feito na propriedade de outrem sem o consentimento do proprietário, mas sim de graffiti legal, feito com autorização, não havendo assim nenhum abuso de liberdade!
xD